só um instante...

 

Atividade Assistencial

Aqui no COT trata-se bem não só os doentes com patologia osteo-articular ortopédica
mas também toda a patologia traumatológica de qualquer região do esqueleto.

O Hospital CUF Descobertas (HCD) é uma unidade hospitalar de 162 camas com quatro pilares assistenciais importantes – a Pediatria, a Oncologia, a Obstetrícia-Ginecologia e a Ortopedia. Tem no Piso 1, o Bloco Operatório e a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) diferenciada que dá apoio a todas as especialidades. Na eventualidade de Cuidados Intensivos Pediátricos programados, assegura uma resposta excepcional em articulação com a Unidade de Pediatria-Centro da Criança e do Adolescente e a Unidade de Cuidados Intermédios da Criança e do Adolescente (UCICA- piso 4).

Esta estrutura hospitalar do edifício 1 funciona como base da nossa actividade cirúrgica mas em 2019 foi inaugurado o edifício 2, onde está hoje concentrada toda a actividade ambulatória. Neste novo edifício o Centro de Ortopedia e Traumatologia está localizado no piso -1  e com umas instalações próprias que são hoje um modelo do que deve ser um Centro de Ortopedia em qualquer lugar do mundo e que por isso tem sido muito lisonjeado por todos os colegas nacionais e estrangeiros que por aqui passam. Com 28 gabinetes de consulta, 4 salas de pensos, 1 sala de técnicas, 1 sala de RX convencional e outra com EOS, salas de reuniões, gabinetes de secretariado bem como de front-office e de back-office e salas de espera dimensionadas ao movimento dos doentes de cada uma das 8 unidades do COT, modelo concebido por uma das nossas Directoras de Produção, a Dra Carla Lavadinho.

Ao longo desta última década os registos informáticos mostram um aumento progressivo da actividade assistencial. Assim o número de consultas aumentou de 25.321 em 2008 para 54.889 no ano de 2019 (Grafico 1).

Atividade Assistencial

Podemos também observar neste gráfico que o Ratio de Conversão Cirurgia foi em média 16,2, tendo variado entre 43 para a Unidade de Ortopedia Infantil e do Adolescente e 8,5 para a Unidade do Punho e Mão.

No que se refere ao número de cirurgias estas também aumentaram progressivamente no mesmo período, tendo o COT operado 2.081 doentes em 2008 e 3.378 em 2019. Para além deste número 296 doentes tiveram as suas cirurgias canceladas por diversos motivos.

Atividade Assistencial

Apenas uma pequena percentagem dos procedimentos cirúrgicos realizados é referente a patologia traumatologia (entre 7% e 10%/ano). Este facto torna-nos um centro com condições excepcionais para o tratamento de doentes com patologia do aparelho locomotor e permite-nos ter condições únicas para o ensino e formação da patologia ortopédica, colocando-nos no topo do ranking dos departamentos nacionais quanto ao número de cirurgias realizadas.

Aqui no COT trata-se bem não só os doentes com patologia osteo-articular ortopédica mas também toda a patologia traumatológica de qualquer região do esqueleto, e essa é a razão pela qual no corpo clínico estão grande parte dos formadores dos cursos nacionais AO, de traumatologia osteoarticular bem como o seu presidente para a região de França e Sul da Europa que é o Professor Paulo Felicíssimo.

No contexto da cirurgia moderna menos invasiva, o ratio de procedimentos em Cirurgia de Ambulatório tem vindo a aumentar ano a ano tendo sido de 38% no ano de 2021 em particular na cirurgia do punho e mão, cirurgia do ombro e cotovelo, do joelho, do pé e tornozelo e na cirurgia de ortopedia infantil e do adolescente.