só um instante...

 

Secretariado de Ortopedia COT

O aumento de atividade nos três primeiros anos do COT-HCD, com um número cada vez maior de entidades seguradoras a precisarem de relatórios, propostas cirúrgicas e informações clínicas de diversa ordem, gerou a necessidade de se contratar uma secretária para colaborar na gestão destes e de outros problemas, nomeadamente de ordem burocrática, para os quais os médicos do COT não tinham nem tempo, nem vocação… Com essa finalidade, em 2004 foi contratada uma jovem luso-sul-africana, de 24 anos, Theresa Neves, que trabalhava desde 2000 como assistente pessoal do Prof. Doutor Jorge Mineiro, como assistente pessoal e administradora do Exame Europeu de Ortopedia – EBOT Exam (entidade com quem tinha um vínculo por 10 anos e mantendo-se como consultora). Theresa Neves aceitou o repto de mudar para uma atividade diferente, gerir a contabilidade de um grupo de médicos e manter o contacto com o doente aproveitando o seu particular gosto e apetência, com o objetivo acrescido de desenvolver um secretariado diferente, cujas funções ela já tinha desempenhado num contexto distinto. Trabalhar num hospital e para um grupo de médicos ortopedistas era um novo desafio para esta jovem, mas o seu dinamismo, organização e competência vieram provar o quanto o COT estava certo de que era a pessoa correta e adequada para desenvolver e liderar um secretariado fulcral para esta atividade.

Outra das suas mais-valias era obviamente dominar bem a língua inglesa, atributo tão importante numa consulta com muitos estrangeiros, dando apoio a várias embaixadas e ao contingente da NATO – Comiberlant de Oeiras, consulta esta inserida num hospital moderno, jovem e inovador, mas onde raramente se encontrava alguém com tais competências. Foi o início de um secretariado médico profissional, altamente especializado e com uma dinâmica excecional, liderado por Theresa Neves. Atualmente é composto por sete elementos, custeados, na íntegra, pela SOPRE (sociedade dos médicos que formam a COT-HCD), assegurando o bom funcionamento das diversas Unidades e articulando-se não só com o exterior (doentes e familiares), mas muito em particular com todos os setores do Hospital e Grupo JMS, chamando a si a gestão dos processos junto das diversas entidades com as quais são mantidas relações profissionais.

Assim, pouco a pouco foram contratados os novos elementos do secretariado: em 2007, Isabel Andrade, que dá assistência a Theresa Neves na gestão do COT-SOPRE, na organização da logística dos fellowships e dos estágios parcelares pré e pós-graduados nas diversas Unidades do Centro e na organização e divulgação das respetivas reuniões clínicas e científicas regulares; ainda em 2007, Paula Maricato, responsável por secretariar as Unidades de Punho e Mão e Unidade de Anca e Bacia; em 2012, Patrícia Santana, que, à semelhança de Paula Maricato, era profissional de referência da Clínica de Todos-os-Santos, tendo agora a responsabilidade de secretariar as Unidades de Pé e Tornozelo, Unidade de Ortopedia Infantil e Adolescente e a Unidade de Tumores Ósseos e Partes Moles; em 2017 foi a vez de Lisa Ramos, com funções similares na Unidade de Ombro e Cotovelo e na Unidade de Coluna Vertebral, em 2020, entrada de Joana Fernandes a secretariar a Unidade de Joelho e Tibiotársica e por 2021 entrada da Sara Ribeiro que gere todo o processo referente os pedidos de autorizações cirúrgicas às diversas entidades.

Além destas atividades diárias, o secretariado sob a liderança de Theresa Neves deu sempre suporte a todo o tipo de reuniões científicas organizadas pelo COT, assegurando contactos com os parceiros da indústria, com a faculty nacional e internacional. Assim se desenvolveu um secretariado experiente e qualificado em matéria de inscrições, entregas de diplomas e em tudo mais inerente a uma âncora desta polivalência (congressos, jornadas, etc…) num desempenho até 2015.

Presentemente existe uma colaboração com a Academia CUF nas funções já referidas. No caso do Dr. João Cannas Simões, logo no início optou por ter uma secretária particular, em regime de exclusividade para os seus serviços – é Céu Lopes, que desde 2005 exerce de forma competente essas funções, mantendo a ligação com todos os setores do COT-HCD.

Um Centro assente neste modelo, cujo movimento assistencial é manifestamente relevante (54.889 doentes em 2019), com formação pré e pós-graduada continuada, investigação científica multidisciplinar, organizador anual de vários eventos nacionais e internacionais, alicerçado em oito equipas, num total de 31 médicos, sete enfermeiras e seis assistentes operacionais, portado por um back e front office estável e profissional – tudo isto resulta num serviço de excelência ao doente, pois é um secretariado se articula diariamente com todos os setores não só do HCD, mas de toda a JMS.

THERESA NEVES – MANAGER SOPRE LDA (COT)

ISABEL ANDRADE – CONTROL HONORÁRIOS MÈDICOS / FELLOWSHIPS & INTERNOS

SECRETARIAS:

PAULA MARICATO | paula.maricato@cuf.pt

  • Unidade de Cirurgia de Punho e Mão
  • Unidade de Cirurgia da Anca e Bacia

PATRICIA SANTANA | patricia.santana@cuf.pt

  • Unidade de Cirurgia de Ortopedia Infantil e Adolescente
  • Unidade de Cirurgia do Pé e Tornozelo Unidade de Cirurgia de Tumores Ósseos e de Partes Moles

LISA RAMOS | lisa.ramos@cuf.pt

  • Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo – Artroscopia
  • Unidade de Cirurgia da Coluna Vertebral Adulto e Pediátrica

JOANA FERNANDES | joana.rita.fernandes@cuf.pt

  • Unidade de Cirurgia do Joelho e Tornozelo

GESTORA PROCESSOS CIRÚRGICOS (ENTIDADES)

SARA RIBEIRO | sara.ribeiro@cuf.pt