só um instante...

 

Urgência de Ortopedia no HCD

Recebemos doentes com fracturas de qualquer região do esqueleto para serem tratados pelos nossos “super-especialistas”.

O Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) do Hospital CUF Descobertas (HCD) tem mantido desde o início 2001 apoio ao serviço de Atendimento Permanente (AP) do HCD (que é o nosso serviço de urgência), sempre que solicitado pelos médicos que aí estão de presença física.

Por imposição legal os serviços de emergência pré-hospitalar (INEM) em Portugal não estão habilitados a transferir doentes vitimas de acidentes para os serviços de urgência de hospitais privados. Por esta razão recebemos no nosso AP vindos directamente da rua, doentes vitimas da traumatologia de baixa energia (fracturas do punho, do tornozelo ou do colo do fémur são talvez as mais comuns) ou doentes vitimas do grande trauma com múltiplas fracturas graves, mas referenciados de hospitais do Sistema Nacional de Saúde para onde são transportados no dia do acidente. Recebemos também nas nossas consultas ou na urgência HCD, doentes com fracturas de qualquer região do esqueleto que nos procuram para serem tratados pelos nossos especialistas com diferenciação naquela região do aparelho locomotor e que foram tratados inicialmente noutros hospitais.

A diferenciação técnica dos especialistas das Unidades do COT é hoje reconhecida em todo o país e por isso aqui recorrem doentes com complicações do tratamento de fracturas de qualquer região do aparelho locomotor para serem tratados pelo “super-especialista”.

Neste âmbito na área da traumatologia musculo-esquelética, o serviço de urgência do HCD, denominado Atendimento Permanente é uma urgência que tem características próprias e únicas em todo o país. A diferenciação técnica que atingimos ao longo dos anos obrigou a que tenhamos diariamente de apoio á urgência, três equipas de ortopedia com características distintas – uma de apoio a traumatologia geral do adulto, outra de apoio a traumatologia do punho e mão e outra de apoio a traumatologia pediátrica. Na traumatologia geral do adulto todos os casos mais complexos ou fracturas menos  frequentes são sempre referenciadas aos especialistas de cada unidade pois estes são aqueles que têm uma maior diferenciação técnica para executar as técnicas de redução e tratamento da fractura em segurança e nas melhores condições. Sempre que se trate de doentes que foram vitimas de politrauma, estes são geralmente transferidos para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCIP) onde a abordagem do tratamento das fracturas é feita com articulação entre os diferentes especialistas do COT em colaboração com os colegas intensivistas ou de medicina interna.

Durante a Pandemia, sabendo o risco e o receio que todos os doentes tinham de recorrer a uma urgência hospitalar, o COT criou a teleconsulta de urgência, diária das 8 ás 20h durante o funcionamento da consulta do COT e denominada  – TeleConsulta de Atendimento Prioritário. Esta consulta marcada diariamente através do call center da CUF, está particularmente vocacionada a esclarecer e orientar os doentes com queixas osteoarticulares agudas e que não se querem deslocar a uma urgência hospitalar de ortopedia e assim poderão falar com um especialista de ortopedia.

Desta forma pensamos que damos o apoio constante e permanente a todos os nossos doentes, garantindo a qualidade e diferenciação técnica no tratamento daquelas lesões imprevistas e que gostaríamos fossem tratadas pelos melhores especialistas.